1 REDE DE COMPUTADORES
Rede de computadores é um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede.
A rede permite o compartilhamento de softwares, informações, arquivos e demais serviços, ela pode atuar em computadores, em periféricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em máquinas de linha de produção.
1.1 USO DAS REDES SEM FIO
1.1.1 Vantagens do uso comercial
- Compartilhamento de Arquivos
- Alta confiabilidade por meio de reaplicação de fontes de dados
- Maior capacidade de armazenamento
- Aumento da Eficiência de Custo
- Meio de comunicação eficiente entre os empregados da empresa
- Comércio eletrônico
1.1.2 Vantagens do uso doméstico (com internet)
- Acesso a informações remotas
- Comunicação entre as pessoas
- Entretenimento interativo
- Comércio eletrônico
- Jogos
1.2 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES
LAN (Redes Locais): É a tecnologia que apresenta uma boa resposta para interligação de dispositivos com distâncias relativamente pequenas e com uma largura de banda considerável.
MAN (Redes metropolitanas): As redes metropolitanas podem ser entendidas como aquelas que proveem a interligação das redes locais em uma área metropolitana de uma determinada região.
WAN (Geograficamente distribuídas): É uma rede que cobre uma área geográfica grande, usualmente um país ou continente.
1.3 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES SEM FIO
WLAN (Wireless Local Area Network): é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede.
WMAN (Wireless Metropolitan Area Network ): são redes que permitem a comunicação de dois nós distantes (MAN), como se fizessem parte de uma mesma rede local.
WWAN (Wireless Wide Area Network): é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão (CDMA, GSM, etc). Com o advento das comunicações sem fio (wi-fi), surgiram diversos meios de transmitir dados sem estar conectado por um cabo.
1.4 PADRÕES E TECNOLOGIAS DAS REDES SEM FIO
O padrão wireless mais comum para redes remotas sem fio (WLAN) é o 802.11 da IEEE. Embora também existam outros padrões e outras tecnologias reservadas, a vantagem dos padrões wireless 802.11 é que todos operam em um espectro não-licenciado, ou seja, não há nenhuma taxa de licenciamento para montar e operar a rede. As extensões mais relevantes do padrão são 802.11b, 802.11g, 802.11a e 802.11n.
1.5 MODOS REDES SEM FIO
1.5.1 Modo infra-estrutura: no qual os clientes sem fios são conectados a um ponto de acesso. Trata-se geralmente do modo por defeito das placas 802.11b.
1.5.2 Modo ad hoc: no qual os clientes são conectados uns aos outros sem nenhum ponto de acesso.
1.6 ARQUITETURA DE REDES
1.6.1 Redes Cliente/Servidor: significa que máquinas clientes (máquinas que fazem parte da rede) contatam um servidor, uma máquina geralmente bastante potente, em termos de capacidades de entrada/saída, que fornece serviços. Estes serviços são programas que fornecem dados como a hora, arquivos, uma conexão, etc.
1.6.2 Redes Peer-to-peer: contrariamente a uma arquitetura de rede de tipo cliente/servidor, não há servidor dedicado. Assim, cada computador em tal rede é um pouco servidor e um pouco cliente. Isto significa que cada um dos computadores da rede tem a liberdade de partilhar os seus recursos. Assim, um computador ligado a uma impressora poderá partilhá-la para que todos os outros computadores a ela possam aceder através da rede.
1.7 TOPOLOGIAS DE REDE
A topologia pode ser entendida como a maneira pela qual os enlaces de comunicação e dispositivos de comutação estão interligados, provendo efetivamente a transmissão do sinal entre nós da rede. Temos as seguintes topologias:
1.7.1 Anel: A topologia, cada computador, obedecendo um determinado sentido, é conectado ao computador vizinho, que por sua vez, também é conectado ao vizinho e assim por diante, formando um anel.
1.7.2 Grafos: A topologia em grafo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento. Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.
1.7.3 Estrela: A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub, interligando todas as máquinas da rede.
1.7.4 Totalmente conectada: A topologia totalmente conectada é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.
1.7.5 Linha: Uma topologia em linha a organização mais simples de uma rede. Com efeito, numa topologia em LINHA todos os computadores estão ligados a uma mesma linha de transmissão através de cabo, geralmente coaxial.
1.7.6 Árvore: A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas.2 Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de derivadores e as conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.
1.7.7 Barramento: nesse tipo de topologia todos os micros são ligados fisicamente a um mesmo cabo, com isso, nenhum computador pode usá-lo enquanto uma comunicação está sendo efetuada
1.8 PROTOCOLOS DE REDES
Protocolo é a “linguagem” usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se entender, isto é, trocar informações entre si. Um protocolo é um conjunto de regras que governa a comunicação de dados.
1.8.1 Protocolo TCP/IP (Transmisson Control Protocol / Internet Protocol): O protocolo TCP/IP foi projetado em quatro camadas: aplicação, transporte, inter-rede e interface de rede. A característica desse protocolo é oferecer um serviço confiável entre aplicações
1.8.2 Protocolo IPX/SPX: O protocolo IPX (Internetwork Packet Exchange) é o protocolo usado pela Novell para o nível de rede. O IPX fornece um serviço datagrama não confiável a seus usuários. O SPX (Sequenced Packet Protocol) é o protocolo usado pela Novell para o nível de transporte do RM-OSI. O SPX implementa um serviço de circuito virtual.
1.8.3 Protocolo NetBEUI: O protocolo NetBIOS não é um protocolo, mas sim uma interface que fornece às aplicações de rede um serviço de transmissão confiável orientado à conexão, um serviço de nomes para identificar seus usuários na rede, e opcionalmente um serviço de transmissão de datagrama não confiável.
1.8.4 Protocolo FTP (File Transfer Protocol): O protocolo de transferência de arquivos FTP é o mecanismo padrão oferecido pela internet para copiar um arquivo de um host para outro.
1.8.5 Protocolo WAP ( Wireless Application Protocol): O protocolo é um padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações de dados digitais sem fio (Internet móvel), como por exemplo o acesso à Internet a partir de um telefone móvel. WAP foi desenvolvido para prover serviços equivalentes a um navegador Web com alguns recursos específicos para serviços móveis.