Tradutor

terça-feira, 18 de junho de 2013

Virtualização usando VirtualBox

Para começarmos a virtualização é necessário um computador, no caso escolhemos uma máquina (computador) com Sistema Operacional Windows 7- 32 bits, memoria de 2GB, Disco rígido de 320GB, Processador Intel Atom. O primeiro passo foi fazer o download  do programa VirtualBox 4.2.12 for Windows encontrado no site www.virtualbox.org. Fizemos o download do programa seguindo as instruções pedida. Logo após baixamos o Sistema Operacional Ubuntu do site www.ubuntu.com, também seguindo as instruções de instalação.
Escolhemos o VirtualBox, por ser um programa simples e intuitivo, ele possui uma série de recursos. Um exemplo, é que com ele podemos  implementar um controlador virtual USB e permite-lhe arbitrariamente ligar dispositivos USB em suas máquinas virtuais sem ter que instalar um driver de dispositivos específico ao host.
Diferente de qualquer outro software de virtualização, o VirtualBox apóia inteiramente o padrão Remote Desktop Protocol (RDP). Uma máquina virtual pode atuar como um servidor RDP, o que lhe permite "executar" a máquina virtual remotamente em alguns serviços que exibem os dados RDP.
Já com o recurso de USB durante RDP, uma máquina virtual que atua como um servidor RDP pode acessar dispositivos USB que estão conectados à RDP cliente. Dessa forma, uma poderosa máquina servidor pode virtualizar um lote de serviços que necessitam dados RDP e dispositivos USB conectados.
Ø Estável, pode funcionar por meses ou anos sem falhar.
Ø Acessível, ter custo de licença zero.
Ø Flexível, ele possui código fonte aberto, se adapta a qualquer empresa.
Ø Seguro, o Ubuntu é muito mais imune a vírus do que qualquer outro Sistema Operacional.
Ø Fácil instalação, é só clicar em Instalar e ele faz tudo automático.


Virtualização (passo-a-passo)
1º Passo: Abrimos o programa VirtualBox.
Clicamos em novo e começamos a criação da máquina virtual. Ao clicar em novo abriu a próxima janela.

2º Passo: Nome e Sistema Operacional.

Aqui escolhemos o nome da nossa VM, o nosso se chama ADS Ubuntu, e selecionamos o Sistema Operacional, o nosso Linux-Ubuntu. Após clicamos em próximo.

3º Passo: Tamanho da memória.

Aqui escolhemos o tamanho da memória RAM que terá nosso Sistema, que foi de 250 MB. Após clicamos em próximo.

4º Passo: Disco Rígido.

Aqui você escolhe se quer criar um disco rígido na sua VM, nós optamos por criar, pois começamos nossa VM do zero. Após clicamos em criar.

5º Passo: Tipo de arquivo de Disco Rígido.

Aqui criamos o tipo do arquivo do nosso disco rígido, optamos pela opção VDI, pois é a padrão do VirtualBox. Após clicamos em próximo.

6º Passo: Armazenamento em Disco Rígido.

Aqui escolhemos o modo de armazenamento do disco rígido, optamos pelo dinamicamente alocado, pois o disco rígido vai ocupando gradativamente o espaço. Essa opção é boa pra quem instala várias máquinas para testes. Após clicamos em próximo.

7º Passo: Localização e Tamanho do arquivo.

Aqui definimos o tamanho do disco virtual, optamos por 8 GB. Após clicamos em criar.

8º Passo: Visualização da configuração da Máquina Virtual.

Aqui visualizamos nossa VM. Clicamos em iniciar para começarmos a usar nossa VM.

9º Passo: Selecione o Disco Rígido de Boot.

Aqui clicamos na pasta, procuramos o Sistemas que baixamos, clicamos em abrir, automaticamente aparecerá na caixa de seleção. Após clicamos em Iniciar.

10º Passo: Instalação do Ubuntu na VM.

Aqui é a instalação do Sistema Operacional através de um CD ou de imagem ISSO, no nosso caso foi através da imagem. A partir de agora a instalação varia de acordo com o Sistema Operacional escolhido.

11º Passo: Tela do Sistema Operacional Virtualizado

Essa é a área de trabalho do Ubuntu. Agora temos nossa VM.

Espero que goste da postagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário