O banco de dados SQL Server é basicamente o principal concorrente do Oracle e já esteve em situações piores da atual realidade. Tem como grande vantagem o fato de ser da Microsoft e se integrar nativamente com seus produtos e tecnologias, esse talvez seja o fator que o popularizou.
Atualmente o SQL Server conta também bom uma boa participação no mercado de web.
O MS SQL Server é um gerenciador de Banco de dados relacional feito pela Microsoft. É um Banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes. Como um Banco de dados, é um produto de software cuja principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execução em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet). Há pelo menos uma dúzia de diferentes edições do Microsoft SQL Server destinadas a públicos diferentes e para diferentes cargas de trabalho (variando de pequenas aplicações que armazenam e recuperam dados no mesmo computador, a milhões de usuários e computadores que acessam grandes quantidades de dados a partir da Internet ao mesmo tempo).
Possui ferramentas de gerenciamento embutidas:
MS SQL Enterprise Manager: Uma consola central que integra a maioria das funções que um DBA pode utilizar para configurar e gerenciar o banco.
Query Analyzer: Permite executar queryies e auxilia o gerenciamento, inclusive paratunning.
Profile: Uma espécie de Trace, que exibe os comandos que o gerenciador está executando.
Algumas funções do SQL Server:
Trigger: Gatilho ou trigger é um recurso de programação presente na maioria dos sistemas de gerenciamento de banco de dados, utilizado para associar um procedimento armazenado a um evento do banco de dados (inclusão, exclusão, atualização de registro, por exemplo) de modo que o procedimento armazenado seja executado automaticamente sempre que o evento associado ocorrer.
Stored Procedure: Procedimento armazenado ou Stored Procedure é uma coleção de comandos em SQL para gerenciamento de Banco de dados. Encapsula tarefas repetitivas, aceita parâmetros de entrada e retorna um valor de status (para indicar aceitação ou falha na execução). O procedimento armazenado pode reduzir o tráfego na rede, melhorar a performance, criar mecanismos de segurança, etc.
ExtendedStored Procedure: Extended Stored Procedure permite a integração de programas escritos em C/C++ e o Microsoft SQL Server. As extended stored procedures ou xps após instaladas no servidor são invocadas normalmente com a mesma sintaxe de Stored Procedures escritas em Transact SQL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário