O Progress OpenEdge é uma plataforma para aplicações de negócio criada pela Progress Software Corporation (PSC) nos anos 80. Pela maior parte da sua existência (até meados dos anos 2000), o produto era conhecido simplesmente pelo nome da empresa que o criara – motivo pelo qual até hoje o OpenEdge ainda é conhecido simplesmente como “Progress”. Atualmente o produto encontra-se na versão 10.2B, com a versão 11 já em fase de beta disponível para os application partners da Progress.
O OpenEdge foi desenvolvido com o ambiente corporativo em mente, por isso possui uma curva de aprendizado relativamente baixa e possibilita que um aprendiz da plataforma consiga desenvolver algo útil em tempo reduzido, comparando com linguagens como C e Java. A linguagem possui uma sintaxe rica e intuitiva, permitindo que alguém que não tenha familiaridade com ABL possa ler um programa e ter uma ideia do que ele faz.
Tem como características: Sintonia de controladores fácil via Performance Tuning Assistente, carregamento em massa, agrupamento e gerenciamento de conexões,conversão de dados, OS autenticação (Single Sign-On aka) via Kerberos, criptografia de dados TLS/SSL, Balanceamento de carga, recursos de depuração embutidos, driver Manager mais utilizado ODBC para Unix/Linux, unicode e conjuntos de caracteres ANSI, interoperabilidade entre bases de dados e diferentes versões de cada banco de dados Oracle, SQL Server, DB2, Sybase, Teradata, MySQL, Greenplum, PostgreSQL, e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário